O Jogo do Galo cuja origem não parece localizada, é um jogo infantil muito popular um pouco por todo o mundo, tomando, no entanto, designações muito variadas. Por exemplo na Grã-Bretanha chamam-lhe «noughts and crosses» (nadas e cruzes), nos Estados Unidos «tick tack toe» (intraduzível), em França «morpion», em Espanha «las três en raya» (três em linha) e no Brasil «jogo da velha».
Sob a sua simplicidade alojam-se assim alguns enigmas, um dos quais é seguramente as razões do seu nome português – Jogo do galo – mas porquê do galo?
Nesta série de gravuras, desenvolvem-se algumas hipóteses explicativas para esta questão - «As explicações» - e joga-se com o nome português deste jogo e a sua aliciante geometria feita de encruzilhadas, segmentos de recta e símbolos simples círculos e cruzes.
Exposto de 5 de Dezembro de 2009 a 5 de Janeiro de 2010 no 6º Festival de Gravura de Évora, Bienal Internacional no Palácio D. Manuel em Évora; e de 26 de Junho a 24 de Julho de 2020 no Centro Cultural Convento de S. José em Lagoa.